Agentes da Divisão de Repressão ao Contrabando - Direp - da Receita Federal, em conjunto com servidores da Delegacia da Receita Federal de Pelotas/RS e da Alfândega de Rio Grande/RS, com apoio da Polícia Rodoviária Federal - PRF, apreenderam no início da noite desta segunda-feira (13/05), uma carreta tipo tanque, carregada com cigarros contrabandeados ocultos, na BR 116, próximo a Pelotas/RS.
Uma denúncia recebida dava conta de que uma carreta tanque vinda de São Paulo, capital, transportava cigarros paraguaios com destino ao sul do estado. Os agentes da Receita Federal realizaram patrulhamento nas rodovias estaduais e federais desde o início da manhã.
Algumas carretas foram abordadas com esta característica no decorrer do trabalho, entretanto ao abordarem uma carreta de SP o motorista ficou nervoso sem conseguir explicar o motivo de sua viagem, o que fez os agentes desconfiarem e levaram a carreta até o Porto de Rio Grande para uma melhor verificação da mesma. Após uma busca mais minuciosa foi localizado um dispositivo que abria o fundo falso da carreta. Foi, ainda, necessário o uso de um scanner para se certificar da carga.
Estima-se que a carga contenha 500 caixas, equivalentes a 250 mil carteiras de cigarro, e que o valor no mercado possa superar R$ 1 milhão, incluindo multas e tributos sonegados.
