A Receita Federal do Brasil e Polícia Rodoviária Federal divulgaram nesta sexta-feira, dia 19 de julho, o resultado de uma operação conjunta, na qual agentes abordaram um ônibus de turismo, de uma empresa do sul do RS que era procedente da região de Foz do Iguaçu/PR. A apreensão ocorreu próximo a cidade de Pelotas/RS.
A desconfiança dos agentes teve início na forma clandestina da viagem, uma vez que não havia a autorização prévia da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os agentes resolveram fazer um fiscalização minuciosa, embora o grande volume de mercadorias encontradas no bagageiro do coletivo. Assim que se percebeu irregularidades, o ônibus e as mercadorias foram lacradas pela Receita Federal e abertas posteriormente na presença dos passageiros.
A contagem das mercadorias prossegue e até o momento foram encontrados rádio comunicadores, balanças de precisão, vários tipos de ferramentas, equipamentos eletrônicos, entre outros itens. Somente com o responsável pela excursão foram contabilizados mais de R$ 30 mil em itens diversos, além de, aproximadamente, 2.000 comprimidos de medicamentos com importação proibida no país. Estes foram encontrados em compartimento oculto do ônibus, abaixo das baterias do veículo.
Os responsáveis pela mercadorias serão representados junto ao Ministério Público Federal pelos crimes de descaminho e contrabando.

