Em reunião realizada, no dia 27 de maio, em Dom Pedrito, a Delegacia da Receita Federal de Pelotas e a Prefeitura acordaram a implementação de um Posto de Atendimento ao Contribuinte, como forma de minimizar os impactos causados pelo recente fechamento da Agência da Receita Federal naquela cidade. As instalações e o atendimento serão disponibilizados pelo município, cujo servidor receberá capacitação da Receita Federal. O posto promoverá o autoatendimento monitorado dos serviços oferecidos pela página da Receita na Internet e terá como público alvo os contribuintes que não tenham acesso à rede de computadores ou que sintam dificuldades na utilização do portal da RFB.
De acordo com dados registrados no Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento da Receita, mais de 40% dos serviços da Agência poderiam ser realizados por meio do autoatendimento. A expectativa é de que o Posto de Atendimento evite o deslocamento anual de mais de oitocentos contribuintes à Inspetoria da Receita Federal em Bagé para receber atendimento presencial.
Participaram da reunião, além do Prefeito e do Delegado da Receita Federal, vereadores, a responsável pelo Programa Municipal de Educação Fiscal, representante da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), representante do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), o Inspetor-Chefe da Receita em Bagé, o Chefe do Centro de Atendimento ao Contribuinte e a representante da Educação Fiscal da Delegacia da Receita em Pelotas.